Minha Trajetória

Meu nome é Samantha, tenho 33 anos e após me formar no ensino médio, cursei três semestres de arquitetura e urbanismo, nesse tempo não consegui me identificar com a parte mais focada da arquitetura, então resolvi mudar de curso e comecei a cursar design de moda, onde poderia exercer a área de criatividade e artes, áreas que sempre fui bem e gostava.

Na metade do curso de Moda, consegui um estágio em uma empresa de Design renomada em Belo Horizonte e fui contratada antes da conclusão do curso, o que repercutiu para mim, de forma muito positiva e reconhecedora. 

Durante esse primeiro emprego consegui adquirir várias competências, entre elas o uso de vários programas de design, e comecei a ganhar experiência e ter um pensamento critico, mais criativo e amadurecido. 

Também tive a oportunidades de desenvolver meu conhecimento cursando uma especialização fora do Brasil em uma das escolas mais renomadas da área, o que também foi muito prazeroso, gratificante e enriquecedor para minha carreira profissional. 

Istituto Marangoni – Milão / Italia – Onde cursei Planejamento de coleção

Após algum tempo nessa mesma empresa, eu não conseguia enxergar nenhum possível crescimento pessoal, oportunidade de exercer algo novo ou que me incrementasse mais o conhecimento profissional que ja tinha adquirido em meio a pessoas tão competentes e inteligentes , então resolvi sair e mudar de ares. 

Porém sai sem ao menos pesquisar outra empresa para trabalhar, foi uma decisão rápida e sem muita estratégia, porem logo nos primeiros dias sem emprego, consegui uma entrevista em outra empresa ainda maior e também muito bem colocada no mercado de moda corporativa em Belo Horizonte.

Nessa nova empresa, pude criar um setor que não existia, então tive a oportunidade de criar e modelar esse setor de acordo com meus conhecimentos, alinhando com as necessidades da empresa.

Processos e projetos que antes a empresa não fazia, começaram a dar mais sentido e a fazer parte do quadro diário de tarefas. Conseguir agregar valor ao processo como um todo da empresa. 

Passado algum tempo vi a necessidade de continuar meus estudos e resolvi cursar administração de empresas. 

Em decorrência do curso e do trabalho, comecei um projeto de abrir uma marca de roupas femininas, no início era tudo muito de vagar, pois não tinha condições de dar atenção a minha marca já que trabalhava em outra empresa em horário integral.

Até que um dia resolvi sair dessa empresa pois já não sentia um clima favorável e saudável para realizar os dois trabalhos, e também assim, conseguiria dar atenção por completo ao meu sonho de ter um negocio próprio e ter uma liberdade maior para fazer minhas coisas e meus outros projetos.

Porém mais uma vez foi uma decisão que não foi muito planejada, a minha empresa ainda era pequena, tinha pouco tempo de existência, pouco planejamento e não era consolidada. Aos poucos fui conquistando espaço com altos e baixos durante a caminhada.

Um ponto significante foi a participação de uma feira importante para o mundo da moda, o Minas Trend Preview. A feira abriu várias portas apesar de ter tido um custo de investimento bem alto.

Minas Trend Preview – Verão 17

Visando melhorar minhas decisões, conhecimentos em mercado, estratégia e desenvolvimento de negócios, resolvi procurar outro curso que pudesse me indicar os melhores caminhos a seguir. Escolhi a Fundação Dom Cabral, e posso falar que foi uma das decisões mais espertas e realizadoras! Um curso incrível que abriu minha mente, me tornou mais criativa e perceptiva para oportunidades no mercado. E hoje aqui estou, tentando melhorar cada vez mais tudo o que escolho fazer!

Deixe um comentário